3 Exercícios Simples e Práticos para Aumentar sua Autoestima

Aumentar sua Autoestima

A autoestima refere-se à maneira como a pessoa enxerga a si própria e o quanto se sente capaz de enfrentar os desafios da vida. Estes exercícios podem ajuda-la a mudar sua autoestima, pratique-os sempre e observe suas mudanças.

#1. Mudar Crenças Negativas

Aí mesmo onde você está, tente ficar 5 minutos sem falar nenhuma palavra. Apenas tente, se estiver próximo a alguém não avise nada, e lembre-se de somente tentar.

Então, o que você fez? Apenas tentou ou ficou 5 minutos sem pronunciar nenhuma palavra?

Este exercício simples serve para mostrar que quando dizemos “vou tentar”, “vou ver se consigo”, “vou ver se sou capaz” estamos criando padrões estruturais e representações na nossa realidade, ou seja, estas expressões afetam diretamente a maneira como iremos agir diante de situações, pois quanto mais repetimos mas elas se tornam uma realidade.

Estas expressões são negativas e devem ser substituídas por expressões positivas tais como:

Substitua “Vou tentar” por “Vou fazer”, “Vou ver se consigo” por “Vou conseguir”, “Vou ver se sou capaz” por “Eu sou capaz”.

Você consegue observar a diferença que essa pequena mudança pode fazer na autoestima?

#2. Criar Imagens Mentais

As imagens mentais representam simbolicamente nossas emoções, a proposta do exercício é você permitir que uma reprogramação positiva seja gravada em seu inconsciente.

Sinta-se, perceba-se ou imagine-se dentro de uma bolha leitosa que reflete seu isolamento e sua excessiva atenção na autodesvalorização.

Sentindo-se incapaz de entrar na roda da vida, saiba que o excesso de crítica e julgamento fez isso com você.

Respire uma vez e juntando toda sua força rompa esta película branca e sentindo-se como um pássaro que nasce, voe o mais alto que você pode e aí de cima escolha um lugar onde você é aceito como é, um lugar onde você sente-se bem.

Agora pense neste lugar, sinta-se neste e sinta-se aceita!

Respire e abra os olhos.

Desafio você a fazer este exercício mental por pelo menos 21 dias, fazendo um intervalo de 7 dias entre cada ciclo.

#3. Exercite o Agradecimento

Pessoas com baixa autoestima tem uma tendência a pensar de maneira negativa e focar nas coisas que dão errado, seus pensamentos são tomados em sua maioria por lembranças, acontecimentos e imaginação sabotadores.
Emoções geram pensamentos que geram comportamentos.

No que consiste o exercício?

Antes de dormir, todas as noites separe alguns minutos para pensar em 2 coisas boas que aconteceram neste dia e agradecer por elas. ( se acontecerem mais de duas coisas pelas quais você sente que pode agradecer anote todas).

Desafio você a realizar este exercício por no mínimo 21 dias, não pense apenas, registre os acontecimentos, ou em um bloco de notas, em um caderno, etc. Isto servirá para você lembrar que sempre temos algo para agradecer e que podemos nos sabotar lembrando e dando foco apenas nas coisas negativas.

Quero que você sinta-se à vontade para me contar os resultados da prática desses exercícios em sua autoestima!

Falando em exercícios, quero te deixar um exercício como tarefa para assim que acabar de ler esse artigo, ok? Calma que e simples e vai te possibilitar assumir relacionamentos muito mais felizes e duradouros, topa?

Eu escrevi um e-book onde eu abordo 5 atitudes que você deve excluir de sua vida se deseja relacionamentos felizes e o exercício e clicar na foto abaixo para baixá-lo, lê-lo com atenção e aplicar na sua vida o aprendido, combinado?


 
Se você gostou deixe seu comentário aqui abaixo!

Beijo, beijo!
Renata Araújo.

Renata Araujo Coach

Oi, tudo bem? Seja bem vinda! Sou Psicóloga, Coach de Vida e Relacionamentos, Consultora em Relacionamentos Afetivos para mulheres, sou uma eterna estudante, aprendiz e apaixonada por ajudar.

Você também irá gostar de ler:

Você também irá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.