Baixa Autoestima em Mulheres: 05 Sintomas e Como Eles Afetam os Relacionamentos

Baixa Autoestima em Mulheres

A autoestima é definida como a maneira que enxergamos a nós mesmos, o julgamento que cada um faz sobre si próprio.

Ela reflete diretamente o quanto nos amamos e nos respeitamos. Mulheres com a autoestima baixa não sentem-se capazes de enfrentar os desafios da vida e consequentemente não acreditam no seu potencial.

Quando a mulher não se conhece o suficiente acaba gerando uma imagem distorcida de si mesma gerando assim os sintomas negativos e sabotadores.

De maneira consciente e também inconsciente ela desvaloriza seus sentimentos e suas escolhas no dia-a-dia e essa maneira de pensar e sentir reflete diretamente na sua postura emocional e como age.

Pouca ou Nenhuma Auto-Confiança

Baixa Autoestima em Mulheres

A pessoa sente muita dificuldade em traçar metas, quando traça desiste facilmente pois acredita não ser capaz de conseguir alcançar o que deseja, no campo de relacionamentos a falta de confiança em si mesma reflete na aceitação de situações de humilhação, situações que são intoleráveis ou pouco toleráveis, como violência psicológica, traições frequentes etc.

Autoanálise Exagerada

Baixa Autoestima em Mulheres

A ênfase encontra-se nos defeitos, ela acaba focando-se e valorizando os suas características “ruins” e desvalorizando o que tem de melhor. No campo das relações afetivas por não sentirem-se “merecedoras” o suficiente do amor do parceiro criticam-se bastante, cobram-se exageradamente e comparam-se muito com outras mulheres na maioria das vezes sentindo-se inferiores, por exemplo em situações de traição e financeira.

Pouca ou Nenhuma Auto-Segurança

Baixa Autoestima em Mulheres

Sentem muitas dificuldades em tomar decisões. Nos relacionamentos acabem tornando-se submissas, muitas acreditam não ser capazes de decidir o que é melhor para si e sujeitam-se a relacionamentos onde não valorizam sua própria referência, esperam muito do parceiro e se vitimizam.

Sentimento de Inferioridade

Baixa Autoestima em Mulheres

Como se enxerga com pouca valorização a inferioridade acaba se sobressaindo na hora de tomar decisões. O sentimento de menos valia reflete nas relações onde não se sente capaz de ser uma mulher que passe sentimentos autovalorização para seu valorização e muitos acabam enxergando assim, pois as atitudes e falas condizem com os sentimentos.

Tendência a Relacionamentos Tóxicos

Baixa Autoestima em Mulheres

Como a baixa autoestima revela pessoas com muitos sentimentos sabotadores e prejudiciais elas consequentemente tenderão a engatar relacionamentos com pessoas ruins, pois sentem dificuldades em impor seus limites para si mesmas e para o parceiro.

Diante dessas questões é importante que a pessoa faça uma autoanálise sobre suas emoções comportamentos diante das decisões de vida.

Pense sobre como anda sua vida atualmente e avalie suas respostas, elas de um modo geral devem estar direcionadas para atitudes onde sua auto-liderança esteja presente.

Como estão seus pensamentos em relação a si mesma?

As suas atitudes , suas decisões tem sido benéficas para você?

Como você enxerga as escolhas que faz para a sua vida?

Você está contente com sua maneira de agir?

Como você agiu diante da últimas decisões importantes que tomou sobre sua vida?

Estando consciente das respostas agora é a hora oportuna para que a você entre em ação e recupere sua autoestima, encontrando e modificando o que deve ser melhorado.

Existem, no entanto, mesmo com todas as informações em mãos muitas mulheres que sentem dificuldades em encontrar e modificar o que não está bem em si mesmas e repetem padrões de comportamento, consequentemente sofrendo, você tem a solução em suas mãos mas não consegue ver e é justamente nessa situação que o coaching faz a diferença, ajudando a encontrar os “pontos cegos”, e a mulher promove sua própria mudança de maneira consistente e duradoura.

Pensando nisso eu criei o Programa de Coach Afetivo Para Mulheres onde vamos estar juntas por 9 encontros quinzenais ou semanais individuais. Nesse programa vou te guiar pelo caminho do autoconhecimento rumo a relacionamentos saudáveis e duradouros.

Clique aqui, conheça em detalhes o cronograma do programa e faça sua aplicação para participar enquanto ainda é tempo! A disponibilidade de vagas é limitada por contar com a disponibilidade de tempo na minha agenda que é apertada. Você precisa agir agora!

Beijos,
Renata Araújo
Nos vemos no programa!

Renata Araujo Coach

Oi, tudo bem? Seja bem vinda! Sou Psicóloga, Coach de Vida e Relacionamentos, Consultora em Relacionamentos Afetivos para mulheres, sou uma eterna estudante, aprendiz e apaixonada por ajudar.

Você também irá gostar de ler:

Você também irá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.