Como Reinventar a Vida Após Uma Separação? 5 Atitudes Infalíveis!

Como Reinventar a Vida Após Uma Separação

A separação acontece por vários motivos, no entanto, as etapas emocionais acabam sendo as mesmas para os casais que estão separados.

Nossa vida é bem variável, existem dias em que tudo está bem e em outros as coisas estão simplesmente desordenadas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram feitos 136.784 pedidos de divórcio no Brasil só em 2009.

Desses, 54.276 eram de casamentos com no mínimo dez anos de duração – 40% do total. Os casai com mais de 10 anos de união respondem por aproximadamente 40% dos divórcios no Brasil e muitos deles são pedidos pelas mulheres.

São decisões e transformações pessoais que custam um preço emocional alto, reflexões sobre si mesma e sobre o relacionamento, coragem de recomeçar, capacidade para arcar com as perdas e os ganhos da separação, estão entre os enfrentamentos aos quais são vivenciados.

O processo de ruptura costuma ser dolorido, desde as discussões, divisão dos bens, guarda dos filhos, nova rotina, são momentos difíceis onde ambos precisam de uma renovação para superar as decisões tomadas e iniciar uma nova etapa de vida.

O fato atual é que as mulheres tem tomado mais a iniciativa em busca de serem felizes no amor, estão mais conscientes e mais donas de sua felicidade, não querem passar o resto de suas vidas com homens acomodados, infiéis, que não tem interesse de fazê-las felizes.

No entanto, a decisão não acontece de um dia para o outro, geralmente elas utilizam todas as possibilidades de reconstrução do casamento diante de uma crise, tentam restabelecer a união e quando as possibilidades acabam, a decisão mais difícil é feita, afinal foi tempo de investimento, foram frustrações, foram tentativas.

Está nessa situação e não sabe o que fazer?
Esta se separando ou já se separou e não sabe como agir?

Pois bem, concordo que é um momento caracterizado por um turbilhão de emoções, mas a boa notícia é que algumas iniciativas podem ajudar bastante a se reinventar após a separação.

#Respeite o seu momento

Respeite o seu momento

Separação não é nada fácil, dependendo dos motivos e como ela está sendo encarada pode ser inclusive ainda mais dolorosa.

É necessário tempo para que a vida vá se estabilizando novamente, para aquelas pessoas que saem de uma separação e já engatam um novo relacionamento existe um grande risco de que muitas coisas ruins se repitam, pois o processo de recuperação, superação, autoconhecimento é substituído por uma nova companhia que não a sua própria.

Não é legal atropelar processos que são naturais e importantes para a total recuperação de uma separação.

#Pare de se culpar

Pare de se culpar

Muitas pessoas acabam gastando muito tempo e energia buscando encontrar respostas para o que e quem ocasionou o fim do relacionamento.

Algumas respostas são importantes sobre o que causou a decisão do fim, o que foi deixado de ser feito, o que foi deixado de ser conversado e quais as atitudes de ambos diante da relação.

No entanto, buscar um culpado não é a melhor saída, pois sabemos que em um relacionamento ambos são responsáveis por erros e acertos.

#Pratique sua individualidade

pratique sua individualidade

É importante vivenciar momentos sozinha, onde você poderá utilizar esses momentos para seu crescimento pessoal.

Para olhar para dentro de você e reavivar o seu real valor que muitas das vezes foi sufocado em detrimento de um relacionamento insalubre e doente.

Não estou dizendo que é para se isolar se colocando em uma redoma de vidro longe da realidade, longe do mundo.

É mais do que normal e sabido que depois de um processo dolorido como o de uma separação a autoestima fica baixa e a tristeza em alta. Comum tal realidade, mais por um tempo, não para sempre e equilíbrio é sempre bom.

Tudo em excesso é prejudicial, portanto é importante ficar atento ao grau de isolamento.

Atitudes saudáveis que devem ser levadas em conta são ler um livro interessante, passear, viajar, procurar uma atividade social como voluntários e etc.

Essas atitudes servirão para que você fortaleça sua autenticidade e se conscientize de que você é uma pessoa inteira mesmo com todas as dificuldades pelas quais está passando, mesmo com a sensação de que falta uma parte de você e talvez falte, você encontrará em si mesma, ela existe e está adormecida.

#Ame-se sempre

Ame-se sempre

Dizem que é clichê, no entanto é aquele clichê fundamental. Se alguém perguntar se você se ama, certamente você responderá que sim.

O sentimento de amor próprio é fundamental e a prática como está?

Não foque em seus defeitos, valorize suas qualidades, busque algo que te dê prazer e não se prenda a estereótipos de perfeição, pois eles não existem.

#Busque ajuda profissional

Busque ajuda profissional

Se você percebe que não está conseguindo sozinha e mesmo com o apoio de sua família o peso da separação está sendo grande ao ponto de precisar de ajuda profissional para auxiliá-la na busca de sua recuperação emocional, existem profissionais especializados como os Psicólogos e Coaches.

Se desejar conversar comigo, visite essa página e descubra como eu posso te ajudar na superação de sua separação. Estou te esperando para te ajudar a dar um novo rumo a sua vida.

Renove sua vida

Renove sua vida

Busque renovação, ânimo e força para fazer atividades que parou por vários motivos. Esse é um momento propício para iniciar um curso, uma atividade física, sair mais, fazer novas amizades e principalmente equilibrar sua autoestima.

Invista em você! Se coloque em momento, em ação e verá os resultados chegando.

Gostou das dicas? Deseja vencer esse momento triste, dar a volta por cima s conquistar relacionamentos saudáveis?

Escrevi um E-Book que vai te mostrar 5 atitudes que você deve eliminar por completo de sua vida se deseja mesmo assumir relacionamentos saudáveis, felizes e duradouros.


 
O conteúdo foi bom para você? Te fez pensar em certas atitudes? Se sim, considere compartilhar para que mais pessoas, amigas possam se beneficiar dele!

Beijos,
Rena Araújo

Renata Araujo Coach

Oi, tudo bem? Seja bem vinda! Sou Psicóloga, Coach de Vida e Relacionamentos, Consultora em Relacionamentos Afetivos para mulheres, sou uma eterna estudante, aprendiz e apaixonada por ajudar.

Você também irá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.