Como se relacionar com parceiro ciumento e inseguro?

O que fazer para conviver bem com um namorado ou marido ciumento e inseguro?​ Se relacionar com um homem inseguro e ciumento pode ser muito cansativo, por mais que você sempre prove, seu amor nunca é o bastante.

Se seu parceiro sempre discute por causa das roupas que você usa ou porque você quer sair com suas amigas ou por causa dos seus amigos homens, e enxerga coisas que não existem está na hora de sentar e conversar com ele, pois isso pode ser sinal de insegurança por parte do parceiro no relacionamento.

Lidar com um parceiro ciumento e inseguro não é fácil, mas existem algumas atitudes que podem ajudar você e ele a enfrentarem isso juntos. Confira a seguir 4 dicas para se relacionar melhor com o parceiro ciumento e inseguro.

#1 Converse abertamente e se comunique

Descubra qual o real motivo de tanto ciúmes, tenha uma conversa aberta com ele, procure entender o motivo que o deixa inseguro e enciumado. É real? Ou ele está exagerando? Entenda os motivos do seu parceiro, deixe claro para ele que você quer ajuda-­lo a superar tudo isso e que ele pode confiar em você.

No entanto, não adianta iniciar uma conversa quando o seu parceiro ciumento e inseguro estiver em meio a uma crise de ciúmes. Deixe a crise passar e quando ele voltar a raciocinar faça-o perceber que o que ele pensou foi uma besteira. Conversar e se comunicar ainda são algumas das melhores estratégias para resolver problemas de um relacionamento.

#2 Evite julgar

Não o culpe, pois o ciúme dele pode ser patológico e ele pode está sofrendo muito com toda a situação. Ele pode ficar com remorso e ser dominado pela culpa o que consequentemente diminuirá sua autoestima, se o quadro for patológico ele pode se tornar possessivo e controlador. Demonstre cuidado e compreensão e sempre mantenha o diálogo, isso fará com que ele se sinta mais confiante.

#3 Entenda o passado do seu parceiro

Procure entender os relacionamentos anteriores do seu parceiro. Como foi o passado dele? Ele já apresentava esse comportamento? Como é a relação dele com a família? E as amizades? Converse com ele a respeito dessas experiências e demostre que você está disposta a ajuda-lo a compreender os motivos que o deixaram assim e se for necessário ajuda-lo a buscar suporte profissional se necessário.

#4 Analise o seu próprio comportamento na relação

Será que você tem provocado até mesmo de maneira inconsciente o ciúme no seu parceiro? Observe se existem comportamentos seus que estejam reforçando o ciúme e a insegurança nele. Você tem dado atenção, tem valorizado o seu relacionamento e o seu parceiro?

Observe o seu limite…

Por mais que você tenha tentado lidar com o ciúme e a insegurança do seu parceiro existe o excesso e diante de uma situação que foge ao seu controle e ao dele é hora de pensar se vale à pena manter um relacionamento assim. Se o seu parceiro chegou ao ponto de tentar te controlar a qualquer custo, te afastar dos amigos e inclusive da sua família, te agredir fisicamente e psicologicamente é um forte sinal de patologia e que deve ser tratada. Existem inúmeros casos de mulheres vítimas de violência doméstica e a maioria deles é praticado por companheiros ou ex-companheiros das vítimas que apresentam comportamentos controladores. É preciso tomar muito cuidado e saber que existem esses sinais comportamentais que servem de alerta para as mulheres.

Você não tem obrigação de se anular no relacionamento para manter um relacionamento e um parceiro ciumento sob controle, ele precisa de ajuda, mas também é necessário avaliar se ele aceita essa ajuda, então não se anule, você não precisa fazer isso. Valorize-se e se coloque em primeiro lugar na sua vida. Coloque um ponto final se você sentir que é isso que você deve fazer.

Neste artigo você aprendeu algumas dicas sobre como lidar com o parceiro inseguro e ciumento​, mas é importante informar que esse conteúdo não substitui uma um acompanhamento profissional.

Você gostou desse artigo? Está vivendo convivendo com um parceiro assim? Conseguiu avaliar se vale à pena manter um relacionamento com uma pessoa ciumenta e insegura? Qualquer dúvida sobre relacionamentos amorosos me envie que terei o maior em responder.

Super Beijo!

Renata Araujo Coach

Oi, tudo bem? Seja bem vinda! Sou Psicóloga, Coach de Vida e Relacionamentos, Consultora em Relacionamentos Afetivos para mulheres, sou uma eterna estudante, aprendiz e apaixonada por ajudar.

Você também irá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.