Como superar o fim de um relacionamento amoroso

Superar o fim de um relacionamento, principalmente quando ele foi cheio de cicatrizes, histórias e memórias boas e ruins, é algo bastante doloroso. Finalizar uma relação é uma renúncia difícil de ser feita, e existem algumas situações possíveis onde se deu esse rompimento:

Você não queria o fim desse relacionamento;

Você não esperava o fim do relacionamento;

Você planejava este rompimento.

De um modo geral, nós seres humanos não estamos preparados para lidar com sentimentos difíceis com a decepção, a rejeição, a deslealdade, o abandono, a indiferença, enfim, nós não nascemos com aptidões emocionais para lidar com esse tipo de emoção, e em uma separação podemos lidar com esses e outros sentimentos. Por isso, é complexo curar as feridas que se formam e reconstruir a sua vida depois do fim do relacionamento. Mesmo quando uma pessoa espera, planeja ou tem a iniciativa de terminar o relacionamento, pode ser bastante dolorido, e até mesmo relacionamentos ruins podem deixar um vazio emocional. A dor mais intensa pode acontecer quando não esperamos e não queremos esse fim, pois amamos esta pessoa e não conseguimos nos imaginar longe dela.

Algumas vezes o fim do relacionamento pode acontecer sem esperarmos, não havia sinais de desagrado por parte da outra pessoa, ou porque ele decidiu de modo repentino ou porque não tinha habilidades para ir colocando suas insatisfações. No entanto, se olharmos mais a fundo a relação e prestarmos atenção nos detalhes certamente enxergaremos sinais de desgaste, alguma insatisfação demonstrada mesmo que nos mínimos detalhes,  e a insatisfação inclusive da sua parte, mas o que acontece é que muitas nós se esquiva para esses sinais.

Então se você está separada e sentindo uma dor que parece não caber no seu peito, não tem ânimo para fazer nada, até mesmo pensar em uma maneira de sair dessa situação. Você ainda não conseguiu entender porque isso aconteceu com você e ainda não aceita de fato esse rompimento, essas dicas vão te ajudar a superar essa fase difícil.

A primeira atitude que você precisa ter é a de aceitar que o relacionamento terminou, é aceitar que você está vivendo este momento e que o passado não pode ser modificado, aceite este fim e dê um novo start em sua vida a partir de agora para que o seu futuro seja diferente e bem melhor.

Se você fica remoendo o passado e idealizando que as coisas poderiam ter sido diferentes, você vai sofrer ainda mais porque como eu já mencionei o passado não pode ser modificado e o que aconteceu com todos os erros e acertos é o que foi vivido, mas você pode mudar insatisfações a partir de agora. Então o passo inicial no seu processo de cura emocional de maneira sólida é aceitar este fim, é sair desse ciclo de remoer o passado e esquecer o que passou é se livrar do que te prende ao seu passado, do que a mantém unida a essa história. É você aceitar que a coisa aconteceu do jeito que tinha que acontecer.

Essa fase de aceitação é bem difícil, pois é a fase onde vive-se um luto. E o que é o luto? O luto é uma angústia de perda. É um processo sentimental que ocorre quando o ser humano vivencia uma perda relativa e de importância emocional para ele. É um sentimento de tristeza profunda pela “morte” de alguém, e quando finalizamos um relacionamento lidamos uma “morte”, simbolicamente falando. 

A segunda atitude é evitar ter contato com seu ex, evitar os lugares que vocês frequentavam juntos e evitar fazer programações que te farão relembrar dele. Nesta fase você já relembrará muitas vezes o que viveram juntos e isso já é bem difícil imagine frequentar esses lugares e manter contato com a pessoa, então quanto mais você evitar isso melhor para superar.

A terceira atitude é se colocar em primeiro lugar e focar em você mesma, praticando o egoísmo do bem, no seu tempo livre faça atividades que você gosta. Fazer o que você gosta neste momento pode estar sendo difícil, pode inclusive, te faltar forças pra isso, mas é necessário que você foque em si mesma, não fique sem fazer nada no seu livre, porque isso vai potencializar pensamentos negativos.

A quarta atitude é praticar atividade física, no mínimo 2x por semana, coloque como uma prioridade em sua vida, pois o nosso corpo libera dois hormônios que têm influência principalmente sobre o humor e emoções, a endorfina e a dopamina. Busque esporte que você goste ou faça caminhadas, o importante é colocar o corpo em movimento e sentir os benefícios que isso vai te trazer.

A quinta atitude é procurar seus amigos e se cercar de pessoas que te querem bem. Nesta fase difícil ter ombros amigos e pessoas de confiança pra conversar, sair, te fazer companhia vai te fazer muito bem.

A sexta atitude é dar tempo ao tempo, e isso você fará seguindo todas essa dicas anteriores. Nada melhor que o tempo para curar feridas, decepções, mas para isso acontecer você precisa fazer sua parte nesse processo.

A sétima atitude é transformar a dor em aprendizado. Tudo o que você está passando pode ser transformado em lição para você, o que você pode aprender com esse término? Aprender com o sofrimento traz muitos benefícios, observe, descubra os seus pontos de melhoria, assim você estará mais preparada e mais resiliente para as dificuldades que vierem a surgir em sua vida, você não deve carregar mágoas do que passou e sim transformá-las.

A oitava atitude é buscar ajuda se você não conseguir colocar em prática pelo menos seis das sete anteriores.  Se você não está conseguindo superar sozinha, está tendo dificuldades e já faz muito tempo que você sofre e não consegue aceitar, procure ajuda, procure uma terapia, ou o meu programa Segredo Fênix, onde ajudo mulheres a resgatarem sua autoestima e se empoderarem na vida amorosa. Entre em contato comigo AQUI e saiba como você pode se curar emocionalmente. 

Com amor,

Renata Araújo.

Renata Araujo Coach

Oi, tudo bem? Seja bem vinda! Sou Psicóloga, Coach de Vida e Relacionamentos, Consultora em Relacionamentos Afetivos para mulheres, sou uma eterna estudante, aprendiz e apaixonada por ajudar.

Você também irá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.