Por que o autoconhecimento é importante? 4 maneiras de alcançá-lo

O autoconhecimento é fundamental para que nós consigamos evoluir em todas as áreas possíveis, ele é uma das principais ferramentas para atingir o sucesso.

Às vezes, falar sobre si, em alguns ou em muitos momentos pode ser difícil. Você pode sentir que se conhece e que sabe a respeito de você mesma, mas poucas vezes para pra pensar, refletir e escrever sobre o que você realmente deseja. É até comum o fato de muitas pessoas não analisarem e terem consciência das características que facilitarão ou dificultarão atingir suas metas.

Como acontece o processo de se autoconhecer?

Observe essas perguntas…

O que faz você feliz? O que você gosta de fazer? O que você não gosta? Como você se enxerga hoje? Quais são seus objetivos de vida? Como e onde você deseja estar daqui a 5, 10 ou 30 anos? Como as pessoas a sua volta a definem? Quais são suas maiores qualidades? Em que você pode melhorar? Quais seus maiores desejos e sonhos? E suas maiores realizações? Do que você se arrepende? …

Todas estas perguntas fazem parte de um rico processo de autoconhecimento, visto que a melhor maneira de definir os caminhos e os resultados que queremos alcançar em nossas vidas é saber profundamenteo que nos motiva, no que acreditamos como verdades e valores e de que forma estas informaçõesinfluenciam, positiva ou negativamente, nossos êxitos e fracassos.

É muito importante e necessário objetivar o que sabemos sobre nós e sobre o nosso interior como seres humanos.

Para isso existem 4 exercícios que ajudarão você a desenvolver o autoconhecimento, são exercícios simples e dinâmicos, mas lembre-se é importante responder com sinceridade e colocar em prática. Se você sentir dificuldade em fazer, lembre-se o quanto esse exercício pode ser importante para que você amplie suas capacidades e habilidades, dando a elas a possibilidade de modificar, efetivamente, seu comportamento e sua mentalidade.

Vamos lá? 

Exercício 1: Quem sou eu? 

Permitirá a você a possibilidade de ver quem você é agora no presente e quem quer vir a ser. O objetivo mais importante é decidir como você conseguirá chegar a ser a pessoa que deseja ser. Qual seria sua tática para fazer isso?

Anote em uma folha quem você é, em outra, quem deseja ser e, em outra, como vai fazer para alcançar esse objetivo, perceba que ao fazer isso, você sai do talvez e se conecta com o compromisso de mudar, isso faz muita diferença na prática. Será interessante complementar este exercício com uma opinião das pessoas de sua confiança para saber como elas a veem e o percebem.

Exercício 2: A linha da vida

Na primeira parte, crie uma linha horizontal que representa a sua vida. Nela, você marcará um ponto médio que representa o hoje. Logo em seguida, comece a incluir as diferentes situações e experiências importantes, que te marcaram de maneira positiva e negativa e que tenha vivido no passado. Assim, você poderá se tornar consciente daquilo que considera relevante em sua vida.

A segunda parte consistirá em preencher parte de seu futuro, assinalando seus objetivos mais próximos e mais afastados no tempo colocando datas para alcança-los, reflita sobre o que tem vivido hoje e sobre como se propõe conseguir e atingir os objetivos marcados para o seu futuro. Mais um vez perceba que ao realizar esse segundo exercício você sai do talvez e se conecta com o compromisso de mudar.

Exercício 3: Alinhe seus Propósitos ao seu Dia a Dia

Pegando carona no exercício anterior, é importante trabalhar outro aspecto em seu dia a dia: seus propósitos de vida. Depois de ter assinalado seus objetivos mais próximos e mais afastados no tempo colocando inclusive as datas para atingi-los, é hora de focar no que é mais prioritário para você. Com organização e motivação contínuos, é possível colocar em prática seus objetivos para alcançar pequenos resultados que te farão chegar mais próximo deles.

Quando temos sonhos, geralmente sonhamos grande, e isso pode nos dá a percepção de que alcançar esse sonho é trabalhoso e às vezes até impossível, ou até mesmo não nos sentir capazes de alcança-los, por parecer distante. Mas se você começar a enxergar simples passos diários que vão te fazer ver mais próxima do seu sonho, estará a cada dia mais próxima de realizá-lo.

Exercício 4: Tenha um diário de suas emoções

Sintade maneira consciente suas emoções como preciosas, já que o poder delas em nós é imenso e quando adquirimos inteligência emocional tudo flui melhor em nossas vidas. Escutar as nossas emoções pode contribuir para revelar muitos detalhes sobre nós mesmas e sobre outras pessoas. Por isso, o diário emocional é considerado uma técnica para facilitar o autoconhecimento.

Estar consciente das suas emoções, conhecer quais são as emoções que mais se repetem em seu dia a dia, ou a origem delas, entre outras manifestações, poderá fazer com que você tenha mais autoconhecimento em qualquer fase de sua vida.

Espero que você coloque em prática estes simples e poderosos exercícios em sua vida e sinta sua vida mudar e fluir de verdade!

Um grande beijo!

Renata.

Renata Araujo Coach

Oi, tudo bem? Seja bem vinda! Sou Psicóloga, Coach de Vida e Relacionamentos, Consultora em Relacionamentos Afetivos para mulheres, sou uma eterna estudante, aprendiz e apaixonada por ajudar.

Você também irá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.